...um breve release profissional




| ÁREA DE INTERESSE |

GESTÃO COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA, para


- buscar a mais clara e produtiva relação com todos os públicos de interesse da organização;
- fomentar a responsabilidade socioambiental corporativa (com e sem uso de leis de incentivo à cultura e ao esporte através de renúncia fiscal e outras ações), o desenvolvimento sustentável (através das melhores práticas do tripé da sustentabilidade) e o 3º setor;
- facilitar a gestão (de projetos, pessoas e ativos);
- contribuir com a governança corporativa (agency e conflitos da alta administração);
- motivar pessoas (interna e externamente à organização);
- contribuir com a logística (a cadeia de suprimentos e seus canais de marketing);
- encantar a relação com o cliente (na sua satisfação, atendimento & pós-venda, análise de pesquisas e interpretação de tendências etc.);
- promover a relação com investidores (com fortes relações públicas e assessoria de imprensa);
- desenvolver continuamente a qualidade dos processos interno e externo;
- estabelecer excelente relação com a Administração Pública e
- defender incondicionalmente a ética.


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| ALGUMAS BREVÍSSIMAS HISTÓRIAS... |


- ser responsável pela implantação da comunicação do maior complexo de moda em atacado da América Latina;
- mudar o slogan de uma grande empresa pública;
- escrever depoimentos da alta administração e minutar decretos da Presidência da República;
- criar projetos de comunicação visando a ações comerciais;
- aumentar o número de clientes (de 1 para 10);
- reposicionar e reprogramar a comunicação de um grupo empresarial e suas 4 empresas;
- ter projetos artísticos premiados e/ou indicados às melhores honrarias do seu segmento;
- aos 24 anos apresentar projetos de TV corporativa para executivos da alta administração de grandes empresas;
- desde os 19 anos estar envolvido com voluntariado;
- desenvolver o departamento de atendimento ao assinante do primeiro canal de relacionamento da TV a cabo;
- ser o “número 2” da comunicação de uma cidade...


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| FORMAÇÃO E PRODUÇÃO ACADÊMICA |


- Pós-graduado em Marketing Empresarial (2014/2 – Universidade Federal Fluminense), com Monografia em "A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO UP FASHION SHOPPING".

- Formado em Administração (2013/1 – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – classificado em 8º lugar e com CR útil de 7,63), com Monografia em "ADMINISTRAÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTEGRADA EM UM AMBIENTE DE POLIFONIA DE DISCURSOS".

Meus artigos sobre comunicação, responsabilidade socioambiental corporativa (inclusive os TCCs); trajetória acadêmica; CR; prêmios; entrevistas; avaliações de terceiros e um videoclipe de 1´30´´ (com trabalhos audiovisuais até 2006) estão online em www.joaoribeiro.com.br.

- Membro do PMI (EUA e RJ) e do CRA-RJ.

- Gestão da Informação e Marketing Estratégico (trancado – Estácio de Sá) e Microbiologia e Imunologia (classificado em 7º lugar na UFRJ, incompleto – também classificado em Medicina pela mesma universidade).

- Terminei meu ensino médio no Instituto Tamandaré, no Rio de Janeiro. Fiz diversos cursos no Rio de Janeiro e São Paulo nas áreas de comunicação, produção de audiovisual, seguros/resseguros, economia, direito, mídia, vendas, marketing, teatro e TI (webmarketing, gerenciamento, concepção, CRM, programação, banco de dados, HTML) em instituições como FGV, Funenseg, ABGR, Infnet, CNseg, CRA-RJ, ABMN etc.


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| IDIOMAS & INFORMÁTICA |


- Inglês fluente. Espanhol básico. Já atualizado no Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

- Usuário avançado de informática [ERP/CRM (Alterdata), Office, Internet (HTML, Front Page, Dreamweaver, Fireworks, FTP, Firefox, IE, Google Chrome, Opera, Safari, Google Analytics, Google AdWords, Google AdSense e redes e mídias sociais), Sistemas Operacionais (Microsoft Windows 3.x até a versão 8, Windows NT até a versão Server 2003, Unix, Linux, DOS e MacOS), editores (superficialmente Adobe: Photoshop, Premiere, InDesign e Acrobat)].


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| VOLUNTARIADO |


- Ao longo de 2002 fui “Amigo da Escola” no colégio municipal Marly Fróes Peixoto, uma instituição para crianças especiais;

- em 1998, fui classificado – com 88% de aproveitamento – para participar como orientador no projeto Serviço Civil Voluntário, da ONG Viva Rio, onde fui convidado para colaborar em sua coordenação;
ainda em 98 me dediquei ao “Criança 1999”, projeto de minha autoria apresentado àquela ONG e

- nos anos de 95 e 96 colaborei com a iniciativa “Amigos do Centro”, cujas atividades se davam nas ruas do Rio, levando alimentos frescos e material de curativo aos moradores de rua.


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| TRABALHOS REALIZADOS |


- Responsável, desde 2013 (agosto até maio de 2015), pela a implantação da estratégia e operação da comunicação organizacional integrada (mercadológica, interna e institucional) do Fashion City Brasil (Atitude Consultoria, MVD Empreendimentos e Hamdam), maior complexo turístico em negócios de moda da América Latina, em Belo Horizonte, MG.  Assumi em 2013 (agosto) a comunicação do UP FASHION SHOPPING (Atitude Consultoria e SIG Engenharia) e do UPTOWN (SIG Engenharia) – em ambos os casos na fase pré-operacional e operacional (planejamento), até 2014 (setembro), na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Abaixo, imagens dos logos e o aplicativo mobile de CRM concebido e criado por mim (e desenvolvido pela Be Buzz).


Logos


APP



- Em fevereiro 2012 fui contratado pelo Grupo CDPV (formado pelas empresas CDPV, RH Vendas, OGNI e V3 Agência) como coordenador de projetos (3 meses depois fui promovido a gerente da mesma área). Além de dar vida aos engavetados e gerir aqueles em andamento, também criei projetos para o grupo e suas empresas. Responsável pelo atendimento das grandes contas, respondia diretamente ao presidente pelas áreas de audiovisual (captação e pós-produção), web (6 sites de conteúdo, redes e mídias sociais, Google AdWords & Analytics), criação & arte, comunicação (institucional e interna), produção de eventos corporativos (para até 700 pessoas), em todos os casos sempre em atendimento às necessidades internas (do grupo e suas empresas) e externas (clientes). Permaneci lá até dezembro de 2012.

Além da gestão das áreas acima ainda desenvolvi a revista institucional do Grupo CDPV, a "Pense Nisso!":


Gerente de Projetos do Grupo CDPV


- Em março de 2011, fui selecionado entre centenas de candidatos para atuar na Gerência Institucional do IRB-Brasil Re, órgão ligado diretamente à presidência da empresa. Durante 6 meses de contrato

• criei, redigi e dirigi o vídeo institucional 2011 e depoimentos da alta administração;
• recriei o slogan da empresa, revestindo-o de novos e atuais conceitos;
• desenvolvi o 1º tratamento do anúncio do IRB-Brasil Re para a revista Conjuntura Econômica (FGV);
• minutei decretos da Presidência da República e documentos internos da Alta Administração e
• organizei os materiais para o projeto de internacionalização e atos administrativos (de mais de 10 anos), compilando-os em arquivos únicos para pesquisa.

Ainda propus

• ações comerciais (através de marketing direto);
• planos de comunicação (interna e externa, através de TV Corporativa e outros canais para ações comerciais, ética, treinamento/desenvolvimento, compliance, governança corporativa e muito mais);
• iniciativas de responsabilidade social (o inovador Balanced Scorecard Social);
• projetos de internet (aquisição de domínios e criação de um sistema automatizado de subscrição tendo em vista a resolução 225);
• criação de um documentário audiovisual sobre a história do resseguro no Brasil, através da Lei Rouanet etc. e
• criação e desenvolvimento do slogan da empresa e do seu primeiro anúncio depois da abertura de capital:


Trainee do IRB-Brasil Re


Clique e assista ao vídeo institucional escrito, dirigido e produzido por mim:




- Durante quase 14 anos (até 2011) trabalhei como produtor de audiovisual atendendo grandes empresas e agências de publicidade. Flertei com todos os nós da cadeia produtiva do audiovisual e teatro, começando minha trajetória como assistente de programação até me tornar diretor de produção. Trabalhei em emissoras de TV, grandes produtoras, governos e ações independentes, além de ter produzido peças teatrais (algumas das quais indicadas para melhor produção e melhor direção e vencedoras das categorias cenário, iluminação e figurino do Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro, além de uma delas ter sido indicado para categoria especial do Prêmio Shell, a premiação mais importante do país). Geri recursos humanos (com equipes às vezes superando mil profissionais) e materiais (orçamentos que alcançavam cifras milionárias), fosse produzindo de um simples vídeo institucional até uma campanha política ou comercial de TV, atendendo a demandas nacionais e estrangeiras. Tenho, também, experiência em todo trâmite de captação cultural (através de renúncia fiscal das Leis do Audiovisual, Rouanet, Esporte, ICMS RJ e ISS Rio), além de inscrever projetos nestas leis e editais. Ainda durante a carreira no audiovisual, fui gerente de novos negócios e TI. A lista de ações que liderei está à disposição em www.joaoribeiro.com.br.

Produzi audiovisual para inúmeras organizações, dentre elas:


Produção de Audiovisual






Além de produzir audiovisual durante quase uma década e meia, também produzi as peças teatrais:


Produção de Teatro


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| ESTUDO DAS LEIS |


- Sobre o setor de seguros e resseguros:


1. Decreto-Lei 73 (21/11/1966): criação do sistema nacional de seguros privados, regulando as operações de seguros e resseguros;
2. Decreto-Lei 296 (28/02/1967): altera o Decreto-Lei 73 (21/11/1966);
3. Lei 9.307 (23/09/1996): sobre arbitragem no país;
4. Lei 9.482 (13/08/1997): sobre a nova administração do IRB-Brasil Re e transformação de suas ações;
5. Lei Complementar 126 (15/01/2007): quebra do monopólio do resseguro no país;
6. Resolução CNSP 168 (17/12/2007): certidão de nascimento do resseguro livre no país, pós-monopólio;
7. Resolução CNSP 225 (06/12/2010): obrigação de contratação, pelos seguradores, de 40% dos contrato junto a resseguradores locais e
8. Resolução CNSP 232 (25/03/2011): limitação de transferência de até 20% dos prêmios dos seguradores e dos resseguradores locais de cada cobertura contratada.


- Sobre a legislação tributária:


1. Lei nº 5.172 (25/10/1966): Código Tributário Nacional.
- Sobre mercado de valores mobiliários e sociedades anônimas:
1. Lei 6.385 (07/12/1976): mercado de valores mobiliários e criação da CVM e
2. Lei 6.404 (15/12/1976): sociedades anônimas.


- Sobre lavagem de dinheiro:


1. Lei 9.613 (03/03/1998): Lavagem de dinheiro;
2. Decreto 2.799 (08/10/98): criação do COAF;
3. Resolução CNSP 97 (30/09/2002): Lavagem de dinheiro para operadores de seguros e
4. Circular Susep 380 (29/12/2008): Lavagem de dinheiro para operadores de seguros.


- Sobre o direito do consumidor:


1. Lei nº 8.078 (11/09/1990): Lei do Consumidor.


- Sobre o meio ambiente:


1. Lei 12.651 (25/05/2012): Novo Código Florestal;
2. Lei 6.938 (31/08/1981): Política Nacional do Meio Ambiente e
3. Agenda 21, Protocolo de Kyoto (em especial mercado de carbono) e Normas ISO 14.000.


- Sobre incentivos fiscais e direito autoral:


1. Lei 8.313 (23/12/1991): Lei Rouanet;
2. Lei 8.685 (20/07/1993): Lei do Audiovisual;
3. Lei 9.610 (19/02/1998): Lei do direito autoral;
4. Lei 11.438 (29/12/2006): Lei do Incentivo ao Esporte e
5. Instrução Normativa 3 (30/12/2010): apresentação, recebimento, análise, aprovação, execução, acompanhamento e prestação de contas de proposta cultural do Pronac.







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